Eis uma exposição que eu adoraria ver em terras brasilis. :)
De 21 de maio a 17 de outubro, o pavilhão número 12 da Casa de Campo de Madrid acolhe a exposição que reproduz de forma exata a câmara funerária de Tutankhamon, o famoso faraó egípcio.
Em novembro de 1922, Howard Carter encontrou a câmara funerária de Tutankhamon. Ao abri-la, como si fosse uma boneca russa, apareceu uma segunda câmara, que continha uma terceira e que por sua vez guardava um sarcófago. Dentro dele havia outro sarcófago e em seu interior um terceiro com incrustações coloridas. Dentro, deste o verdadeiro, que continha a múmia do faraó com sua famosa máscara.
Cem artesão egípcios fabricaram réplicas exatas de mais de mil objetos que o egiptólogo britânico Howard Carter descobriu na tumba de Tutankhamon e as converteram nesta exposição. Tratam-se de joias, cofres, objetos de culto, esculturas de deuses, o trono do faraó e a famosa máscara mortuária de ouro que permaneceram ocultos durante mais de três mil anos e cuja reconstrução e exibição custaram cinco milhões de euros.
Foram reproduzidas três das quatro câmaras desta tumba, a única que até o momento havia sido encontrada sem ser profanada. O resultado é que os visitantes da exposição Tutankhamon, a tumba e seus tesouros podem contemplar o tesouro funerário exatamente como estava no momento de seu descobrimento. Uma visão que, além de Carter, Carnavon e seus trabalhadores, somente uns poucos privilegiados que visitaram a escavação nos anos 20 tiveram o privilégio de admirar.
A exposição também apresenta elementos "modernos" como uma radiografia de seu crânio, ou uma tomografia da múmia com uma recreação de como poderia ter sido seu aspecto e rosto em vida.
http://www.muyinteresante.es/tutankhamon-la-tumba-y-sus-tesoros
Nenhum comentário:
Postar um comentário