Quase 2.000 anos depois de um manto de cinza vulcânica ocultar a antiga cidade romana de Pompéia, ela se encontra frente a uma nova série de ameaças e possivelmente a seu desaparecimento definitivo. Anos de negligência, disputas políticas e a burocracia estão ameaçando roubar da Itália [para não dizer da humanidade] um de seus maiores tesouros históricos.
Dois milhões de visitantes ao ano percorrem suas ruas e veem com grande indignação, que muitos dos locais mais importantes continuam fechados para os turistas. A famosa casa dos Vetti ainda se mantém fechada, com um cartaz de 'Restauração Perpétua', onde um visitante indignado deixou rabiscada a palavra 'vergonhoso'.
Hoje em dia, a maior parte de Pompéia, encontra-se com madeiras podres, ruas cheias de mato, lindos afrescos marcados com grafites modernos, vira-latas e uma assombrosa falta de informação.
O governo de Berlusconi, por problemas de liquidez, reduziu os fundos destinados a manter os locais antigos de 30 milhões de euros [ao redor de US$ 42 milhões] em 2007 para pouco menos de 19 milhões de euros [aproximadamente US$ 26 milhões] neste ano.
Egipto a Roma
Nenhum comentário:
Postar um comentário