Encontrados os restos da última batalha naval entre Roma e Cartago

Posted by Fernanda On terça-feira, 19 de outubro de 2010 0 comentários

Os restos de um navio de guerra recentemente encontrado no Mar Mediterrâneo podem confirmar o local de uma grande batalha em que a antiga Roma derrotou Cartago.


Era o ano de 241 AC e os implicados foram a ascendente República Romana e o decadente Império Cartaginês, localizado no extremo norte da África. As duas potências lutaram pelo domínio do Mediterrâneo em uma série de conflitos chamados de Guerras Púnicas.
Os arqueólogos através de estudos e deste descobrimento, datam o sítio como o local da última batalha entre Roma e Cartago, que deu fim a primeira Guerra Púnica.

'Foi a batalha clássica entre Cartago e Roma', disse o arqueólogo Jeffrey G. Real da Fundação Náutica RPM em Key West, Florida 'Esta batalha naval em particular foi a última derrota, a destruição da frota cartaginesa.' O naufrágio foi encontrado próximo a ilha de Levanzo, ao oeste da Sicilia, que é onde os documentos históricos localizam a batalha.


No verão de 2010, Royal e seus colegas descobriram um aríete de um navio de guerra. Este aríete era uma ponta prolongada e afiada localizada na proa do navio e que era utilizada para se chocar contra um navio inimigo. Esta tática foi utilizada em larga escala nas antiguas batalhas navais e se acredita que tiveram um papel importante nas Guerras Púnicas.

O aríete é tudo o que resta do navio de guerra, o resto, de madeira, ao que parece, apodreceu. 'Nunca conseguimos encontrar um navio de guerra antigo completo - isso seria o santo graal da arqueologia marítima,' disse Royal a LiveScience. 'A maioria dos restos que temos são os aríetes e parte da estrutura do arco.'

Três aríetes


Em 2008, a mesma equipe descobriu um barco de guerra onde o aríete ainda mantinha pedaços de madeira presos a ele. Estes mesmos pedaços foram utilizados pelos cientistas, que graças aos testes com carbono foram capazes de datar o achado ao final da primeira Guerra Púnica .
Outro aríete que havia sido retirado da água por um barco de pesca, três anos antes na mesma região, possuia uma inscrição, que datava ao mesmo período de tempo. O aríete encontrado agora é o terceiro do local, sendo quase identico em forma e tamanho ao encontrado em 2008.

'Neste momento você tem que começar a dizer que temos pela primeira vez confirmado arqueológicamente o sítio exato de uma antiga batalha naval', disse Real.

Cartagineses ou romanos

'Os investigadores não podem ter absoluta certeza de que o novo aríete pertencia a um barco romano ou um cartaginês, mas apostam no segundo'.

Os aríetes romanos costumavam ser decorados com esculturas intrincadas, incluindo rosas. Além disso, nos encontrados, foram identificadas marcas de dedos nas figuras. Assim, acredita-se que fossem navios de guerra cartagineses.

Isto encaixa nos relatos históricos dos cartagineses. Sabe-se que Roma já possuía uma frota completa antes da guerra, e várias fontes antigas relatam que os cartagineses se apressaram em criar uma frota, em um prazo muito menor do que o necessário para isso.

Fonte :
http://rpmnautical.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...