Nascido de um desafio

Posted by Anônimo On quarta-feira, 20 de outubro de 2010 0 comentários

Imagine uma noite daquelas, bem ao estilo de filme de terror, com direito a trovões e raios!

O ano era 1816, na casa do Lord Byron (em breve postarei algo sobre essa figura incrível!) onde se reuniam celebridades literárias da época: o poeta Percy Bysshe Shelley e a sua futura esposa, Mary Godwin, a meia-irmã desta, Claire Clairmont, e o seu médico pessoal, o Dr. John Polidori... todos entretidos em contar histórias de fantasmas junto à lareira (pense!).


Foi nesse clima temebroso que Lord Byron propôs um concurso para ver quem seria capaz de escrever a melhor história de horror. Nessa ocasião o grupo ja estava dissertando sobre a possibilidade de se produzir uma entidade viva a partir da junção de partes mortas aliado à eletricidade.

Depois da meia noite, Mary, com os nervos à flor da pele, com a mente repleta de imaginação, adormecera num sono agitado. Entre adormecida e acordada, tivera uma visão aterradora:

“Vi o pálido mestre das artes perversas ajoelhar junto da criatura que tinha acabado de montar. Vi o fantasma abominável de um homem jazendo estendido e subitamente, com a ajuda de uma máquina enorme, dar sinais de vida e movimentar-se desconcertadamente.”

Foi através desse sonho/pesadelo que ela encontrara sua história de horror. Dois anos depois seria publicado sob o título de Frankenstein, de Mary Shelley, que hoje já entra no seu segundo século de existência, sem perder o encanto, tanto em livros e filmes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...